Por LabCidade FAUUSP

 

Estamos lançando, nas plataformas digitais, a série especial de podcasts Violências e Resistências nos Territórios Populares. A série é um dos trabalhos de encerramento do projeto “Regimes de controle privado-militarizado nos territórios populares e novas estratégias de engajamento cívico”, desenvolvido desde 2020 por rede de pesquisa composta pelo LabCidade/FAUUSP, LabJuta/UFABC, Labá/UFRJ, Práxis/UFMG, Lehab/UFC, Lugar Comum/UFBA e Transborda/Unifesp, apoiado pela Fundação Ford. 

Em quatro episódios, refletimos sobre as diversas formas de violência que atravessam os processos de despossessão urbana e violação dos direitos, principalmente na área da moradia. Cada episódio conta com pesquisadoras e pesquisadores dos diferentes laboratórios e cidades, que compartilham as reflexões desenvolvidas ao longo do projeto, a partir de distintos territórios populares, e discutem as aproximações entre eles.

No primeiro episódio, Violência Racial e Disputas Territoriais, Bruna Ribeiro, Gabriela Leandro Pereira, Mayara Almeida, Laisa Eleonora Stroher e Paula Freire Santoro debatem como a racialidade é mobilizada nos processos de despossessão e violação de direitos, a partir dos seus trabalhos no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Ainda, procuram responder de que forma a violência promovida ou articulada pelo Estado incide nos modos de vida e nos corpos das populações desses territórios, com um olhar interseccional.

Em Disputas por Ordem e Neoliberalismo Autoritário, o segundo episódio da série, o assunto é a relação entre espaço, violência e o Direito no contexto atual de crise. Júlia Franzoni, Giovanna Milano e Débora Ungaretti conversam sobre o processo de militarização nos territórios populares e as novas formas de como o Direito aparece nas dinâmicas de conflito, a partir de estudos de casos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tecem conexões entre a racionalidade neoliberal autoritária e a produção de ordem nos territórios, revelando alterações nas formas de mobilização do Direito.

O terceiro episódio, Violência, Estado e Territórios Populares, discute sobre as novas e velhas dinâmicas da produção e gestão do território popular e de que formas elas mobilizam violência local – entre mercados informais, facções e milícias – e a violência de Estado em Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Fortaleza. Debatem nesta rodada Larissa Lacerda, Bruno Fernandes, Valéria Pinheiro, Sanane Sampaio e Isadora Guerreiro. 

Em Redes e Resistências, o episódio que fecha a série, Marina Muniz, Priscila Santos, Talita Anzei Gonsales, Renato Abramowicz Santos e Francisco Comaru apresentam algumas das redes de proteção, solidariedade e cuidado construídas nos territórios populares durante a pandemia de Covid-19, em São Paulo e Salvador. O capítulo discute como ocorreram essas articulações e quais foram as estratégias desenvolvidas pelas populações para resistir aos múltiplos processos de violência e despossessão enfrentados durante esse período.

Os roteiros foram propostos pelos pesquisadores de cada podcast e revistos por Isadora Guerreiro, Pedro Lima e Sebastião Moura. Os dois últimos foram também responsáveis pela gravação e edição, na qual também colaborou Paula Victória Souza, responsável pelo projeto gráfico, todos do LabCidade/FAUUSP. A trilha sonora e o tratamento final dos episódios foram feitos por Vinícius Martins, da BZT Áudio.

Todos os episódios já estão disponíveis nas plataformas de áudio: Spotify, Anchor e Google Podcasts. Nas descrições dos episódios também estão disponíveis links para as transcrições do conteúdo.