Ao longo dos próximos dias, publicaremos três capítulos desta nova série do LabCidade (Foto: Renato Abramowicz Santos)
A série “Guerra de Reconquista”, fruto de uma pesquisa coletiva do LabCidade, revela as complexas dinâmicas de poder e resistência em Campos Elíseos, um dos bairros mais afetados por projetos urbanísticos e remoções forçadas em São Paulo. Escrita por Renato Abramowicz Santos, Raquel Rolnik, Aluízio Marino, Débora Ungaretti, Alec Akasaka Benedusi, Lara Giacomini e Vitor Inglez, a série investiga a interseção entre interesses – e disputas – estatais, privados e as vidas de pessoas ameaçadas pelas transformações do espaço urbano, revelando um território marcado pela violência, formação e expansão de frentes de mercado, insegurança habitacional e destruição.
A série “Guerra de Reconquista” não apenas documenta e expõe os conflitos que marcam esta região, mas também propõe uma reflexão sobre as políticas públicas urbanas. Desde 2017, os pesquisadores do LabCidade acompanham a região, em que a mais nova forma de intervenção é por meio da implementação de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Ao longo dos próximos dias, publicaremos três capítulos dessa série: o primeiro, uma análise geral que situa os atores, processos e conflitos que constituem este território, incluindo uma leitura inédita a partir da base do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) sobre os despejos na área; o segundo, uma reconstituição cartográfica dos deslocamentos do chamado fluxo da cracolândia em sua relação com os projetos e políticas urbanas; e, por fim, o terceiro, a trajetória urbana de uma das muitas moradoras expulsas da região, a quem sucessivas promessas não cumpridas só agravam suas condições de vida e que se encontra, novamente, ameaçada de expulsão por mais um projeto que tem esse território como alvo.
Na quinta-feira, 24 de outubro, às 19h, ocorre ainda o lançamento do documentário-reportagem “Arquitetura da Expulsão”, de Caio Castor e Julia Dolce, que será publicado no The Intercept Brasil, complementando nossa série sobre os conflitos presentes na região, ameaçada agora pelo projeto de transferência da sede administrativa do governo do Estado para Campos Elíseos – ameaça retratada pelo documentário.
O documentário será seguido por debate com abertura e mediação da professora e coordenadora do LabCidade Raquel Rolnik e os convidados Amanda Amparo (antropóloga e pesquisadora do território), Benedito Barbosa (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos), Gisele Brito (Instituto de Referência Negra Peregum) e Simone de Fátima Ferreira (camareira e atingida pela PPP Campos Elíseos). O Coletivo Fabcine realiza a exibição no Bar Soberano (rua do Triunfo, 155, Santa Ifigênia/Luz).
Nos acompanhe por aqui e fique por dentro da série “Guerra de Reconquista”!
Comments are closed for this post.