Nesta terça-feira, 5 de novembro, o LabCidade FAU-USP e a Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo dão início ao Seminário Internacional Políticas Habitacionais de Aluguel Social. O evento será realizado de modo virtual e ocorrerá até a próxima sexta-feira, 8 de novembro, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação Rosa Luxemburgo.
O Seminário pretende construir um panorama crítico das políticas de aluguel social, de forma a atualizar o debate e (re)conhecer experiências em andamento sobre o tema. O evento também convida para um aprofundamento das investigações sobre o papel preponderante e crescente do aluguel como nova fronteira para acumulação do capital financeiro, visando avançar na reflexão e agenda para a construção de políticas que caminhem na direção de desmercantilizar a moradia, democratizá-la com envolvimento da comunidade, com suporte público.
Organizado em 8 mesas, o evento contará com cerca de 40 apresentações de trabalho realizados na África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Índia, Inglaterra, Itália, México, Portugal, Suíça e Venezuela.
Essas produções, além de outras 17 pesquisas que tratam da política habitacional de aluguel – compreendidas como serviço de moradia social, locação social, auxílio aluguel, aluguel social, regulação do aluguel, dentre outras – como eixo de análise, estão todas disponíveis nos Anais do Seminário Internacional Políticas Habitacionais de Aluguel Social que será publicado com ISBN nas próximas semanas. Todas as mesas serão transmitidas ao vivo pelo nosso canal no Youtube.
Confira os Anais com a programação e o caderno de resumos expandidos aqui.
O evento também contará com palestras de destacados professores, pesquisadores e ativistas globais que trabalham com a temática da moradia de aluguel.
A palestra de abertura, nesta terça (5), intitulada “Políticas habitacionais no contexto do aluguel como frente de expansão urbana financeirizada”, contará com a participação de Raquel Rolnik (LabCidade FAU-USP). No dia também ocorrerão duas mesas temáticas.
MESA 1 | Experiências de políticas públicas de aluguel
MESA 2 | Desafios e perspectivas para gestão de políticas de aluguel
A Socióloga, pesquisadora da Universidade de Buenos Aires e ativista do “Ni una a Menos” e “Inquilinxs Agrupados”, Luci Cavallero, e a professora de política e direitos humanos no Marymount Manhattan College em Nova York/EUA, que pesquisa a relação contemporânea entre trabalho, terra e moradia, Marnie Brady, participam da palestra do dia 6 de novembro, na quarta, na sequência da terceira e da quarta das mesas temáticas.
MESA 3 | Aluguel e propriedade
MESA 4 | Ativismos, iniciativas da sociedade civil e parcerias
No terceiro dia do Seminário Internacional Políticas habitacionais de aluguel social, o co-fundador do Urban Front e professor de Urbanismo na The New School / Parsons, Nova York/EUA,Miguel Robles-Durán, será o palestrante após mais duas mesas temáticas.
MESA 5 | Financeirização do Aluguel
MESA 6 | Regulação do mercado privado de aluguel
Na sexta, 8 de novembro, último dia do seminário, será feito o encerramento e a apresentação de duas mesas.
MESA 7 | Locação social na articulação de outras políticas
MESA 8 | Políticas Emergenciais: Auxílios financeiros e temporários para aluguel
Links Transmissão em Português
Mesa 07 – https://youtube.com/live/fN-BYm_Czas
Mesa 08 – https://youtube.com/live/pC8Wkb4_nh0
Links Transmissão em Inglês
Mesa 07 – https://youtube.com/live/fXgd_PpNx7s
Mesa 08 – https://youtube.com/live/1ll1TGUxRrc
A programação completa pode ser conferida aqui.
Comments are closed for this post.