Protesto contra o Airbnb em Barcelona, em 2017. Revista Piseagrama

A quinta edição do Podcast “Pela Cidade”, do LabCidade, abordou um tema cada vez mais presente nas discussões urbanas: O airbnb. O modelo de negócio que alçou a empresa a ser um “unicórnio”, com valor de mercado superior a US$1 bilhão, permite que, através de uma plataforma digital, quartos e unidades inteiras sejam alugadas para além do círculo mais imediato de amigos e vizinhos. Hoje, o airbnb oferece mais de 6 milhões de quartos, casas, apartamentos e espaços inusitados de hospedagem – como castelos e iglus – em mais de 81 mil cidades ao redor do mundo. Ao lado de Uber, Facebook e outras, é uma das empresas identificadas como “disruptivas”: tem a maior oferta de imóveis para aluguel sem ser dona de nenhum imóvel.

Como a plataforma não diferencia entre pessoas físicas e pessoas jurídicas (ou pessoas físicas que atuam como pessoas jurídicas), o uso intensivo dela por empresas tem aparecido em diversas cidades e suscitado muitas questões. Agências de viagens, imobiliárias, pessoas físicas e mesmo empresas criadas especialmente para gerir apartamentos por meio da plataforma concentram números elevados de unidades: “Hipoteticamente, se esses nove anunciantes profissionais tivessem alugado todos seus imóveis no período avaliado [4 de fevereiro a 15 de abril de 2019], teriam arrecadado juntos meio milhão de reais em um único dia”, diz uma reportagem sobre o assunto na Folha de São Paulo em maio de 2019.

A conversa versou sobre o histórico da plataforma, como ela funciona, os impactos que vem trazendo no planejamento urbano em cidades ao redor do mundo e as propostas de regulação já em funcionamento nos Estaods Unidos e na Europa. A convidada foi Bianca Tavolari, pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap e professora do Insper. Bianca pesquisa o airbnb faz algum tempo e é autora do texto “AirBnB: do compartilhamento do quarto vazio à exploração por empresas“, publicada no LabCidade em julho de 2019, no qual a conversa foi baseada.

Escute:

PELA CIDADE #5:  AirbNb e as cidades
Apresentação e mediação: Leonardo Foletto, LabCidade
Entrevistada: Bianca Tavolari
Trilha de abertura: Bruno Bonaventure
Gravação de áudio: Rodrigo da Silva Carminati
Edição e Produção: Leonardo Foletto, LabCidade
Apoio: Video FAU