Você sabia que qualquer intervenção realizada em uma área demarcada como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) deve, por lei, ser planejada com a participação dos moradores e trabalhadores da área e precisa necessariamente incluir suas necessidades e ser aprovada por eles? E que a lei também diz que toda ZEIS deve ter um conselho Gestor que propõe uma plano para a área?
Essa e outras informações valiosas estão sendo lançadas hoje, em formato de cartilha, pelo LabCidade. A proposta do material é literalmente “desenhar” os mecanismos de funcionamento das ZEIS tanto para moradores das áreas atingidas por intervenções como para que qualquer pessoa interessada no tema possa se informar, entender e, a partir daí, se engajar no debate sobre seu futuro.
A partir dos mapas e ilustrações produzidos, é possível entender que, por exemplo, sendo ocupante, proprietário ou inquilino de uma ZEIS, você pode demandar que o governo faça a regularização fundiária, a urbanização da área, a reforma de construções existentes ou a construção de novas moradias e comércios, que devem atender quem já vive e trabalha nas ZEIS. E pode também começar a organizar o Conselho de sua ZEIS para planejar seu futuro.
A cartilha foi produzida por Isadora Marchi, Débora Ungaretti, Larissa Lacerda, Ulisses Castro, Renato Abramovicz e Isadora Guerreiro sob supervisão das coordenadoras do LabCidade, Paula Santoro e Raquel Rolnik e com apoio da FAU USP e do PRCEU.
Baixe a cartilha completa sobre ZEIS.
Os comentários estão desabilitados.