A partir de hoje, bases de dados e ferramentas utilizados pela equipe do LabCidade nas atividades de pesquisa e na produção de textos estão disponíveis para download, em formato aberto, na nossa aba “Dados Abertos”. São dez bases de dados relacionados ao município de São Paulo e Região Metropolitana:
- Alterações propostas na rede da SPTrans (2015)
- Cadastro de Valores de Terreno em São Paulo (2014) – já disponível desde 2016
- Comparação LPUOS 2004 e 2016
- Compilação de boletins de ocorrência registrados pela SSP
- Dados da rede da SPTrans (2020)
- Eleições 2018 na RMSP
- Óbitos por Covid-19 no município de São Paulo
- Mapeamento colaborativo das remoções na RMSP – previamente disponível aqui
- Monitoramento SPTrans
- Pesquisador e Tabulador de Sentenças em 1º Grau do TJSP – PORTAS (em desenvolvimento)
A maior parte dessas bases foi utilizada na formulação de textos publicados aqui, no site do LabCidade. Desde o começo do ano já passamos a incorporar links para os dados no rodapé das publicações, e agora esses dados também estarão disponíveis na nossa aba “Bases de dados”.
Os dados são compartilhados em licenças abertas, seja Creative Commons ou GNU, permitindo sua cópia e edição ilimitada. Para mais detalhes, visite a página do nosso banco de dados ou nossos perfis no GitLab e GitHub. Trata-se do primeiro passo num esforço de sistematização e compartilhamento de informações, que deve seguir com a disponibilização de mais dados e informações. Lembrando também que todos nossos textos são licenciados em #creativecommons CC BY SA, que permite livre compartilhamento e adaptação desde que citada a fonte e compartilhada pela mesma licença.
Está procurando outras bases de dados? Você também pode consultar a lista de links interessantes do Cesad – a Seção Técnica de Geoinformação e Produção de Bases Digitais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Comments are closed for this post.