Discutimos uma coisa e o substitutivo da revisão do Zoneamento de São Paulo é outra. Urgente e necessário adiar esta votação!

Em um processo perverso, discutimos uma versão do novo zoneamento da cidade de São Paulo, enquanto os vereadores preparavam outra nos bastidores – o 2º substitutivo –, que conhecemos apenas nesta terça-feira (19), dois dias antes da segunda e definitiva votação, programada para hoje ( 21/12).

Esse último inverte a lógica do Plano Diretor e do Zoneamento, que propunham a concentração da verticalização no entorno de áreas de metrô, trem e corredores de ônibus, apelidadas de “Eixos”. O debate em torno dos impactos desta verticalização decorrente do plano demandou a diminuição das áreas dos Eixos e esse substitutivo não só propõe ampliá-las, como permite a verticalização em outras zonas que antes tinham limite de adensamento e altura, as Zonas Mistas (ZMs) e Zonas Centralidade (ZCs).

 

Mapa oficial mostra verticalização generalizada, com todas as áreas em vermelho (ZEU), cinza (ZM) e marrom escuro (ZC) com permissões para construção de prédios altos (clique aqui e confira o mapa em tela cheia)

Um fato novo! Que desmonta a estratégia do Plano Diretor e sua revisão, e que exige o adiamento desta votação e debate para que a sociedade possa conhecer e entender o que está sendo proposto. As mudanças vão atingir o conjunto da cidade e ninguém sabe, ninguém viu. Um verdadeiro escândalo!

 

Assista também: