Foto: Ricardo Moraes/Reuters Montagem: Isadora Marchi / LabCidade

As cidades reagem de formas diferentes à pandemia. Não apenas em função  da infraestrutura e recursos existentes, mas principalmente através de estratégias que levem em consideração as características de cada um dos bairros e territórios. Isso por que a pandemia agrava  problemas urbanísticos, socioeconômicos e  sanitários constituídos (e não resolvidos) historicamente.

O Especial Coronavírus do LabCidade foi criado para acompanhar as formas como o novo coronavírus tem atingido as cidades (especialmente, mas não exclusivamente, a cidade de São Paulo), os impactos e dimensões urbanos da pandemia, particularmente em relação ao tema da moradia. O objetivo é reunir, acompanhar e tornar visíveis dados e informações, assim como campanhas e ações que estão sendo postas em prática e disseminadas em grupos virtuais, redes de apoio, coletivos com atuação em determinados territórios ou mesmo notícias nas mídias, nacionais e internacionais. A proposta é agrupar e organizar estes conteúdos  de forma a fortalecer, potencializar e compartilhar essas reflexões e práticas que vêm sendo construídas de forma coletiva e em rede. Três eixos compõem este especial:

Em Coronavírus, moradia e urbanismo reunimos análises e notícias sobre o impacto da pandemia nas cidades e na moradia no Brasil e em outros países do mundo. Buscamos contribuir não só para a compreensão crítica das múltiplas dimensões da atual crise de saúde mundial, mas também para a formulação de estratégias de ação.

Em Ações de proteção ao direito à moradia, reunimos medidas adotadas em diferentes cidades, estados e países por poderes executivos, legislativos e judiciário, por  ministérios públicos, defensorias públicas, movimentos sociais e outras entidades para proteção do direito à moradia. Ali serão abordadas as lutas pela  suspensão dos despejos e pagamento dos aluguéis, das cobranças e cortes de água e de luz e das reintegrações de posse ou outras formas de remoção forçada e de perda da moradia. Aí também serão disponibilizados modelos que podem ser usados por órgãos, entidades ou advogadxs populares que atuem na defesa do direito à moradia.

Em Campanhas e ações dos territórios, reunimos e divulgamos ações e campanhas que estão em curso promovidas por diferentes coletivos e redes que, com sua atuação política nos territórios, buscam enfrentar e diminuir as vulnerabilidades, precariedades e riscos das populações mais vulneráveis. De campanhas de doação (de dinheiro, de produtos de higiene e limpeza e/ou alimentos) a cartas e campanhas com propostas e medidas emergenciais a serem tomadas no curto e médio prazo, assim como outras estratégias e intervenções de comunicação, de defesa e de solidariedade.

*

Ajude-nos também a acompanhar e monitorar o que está acontecendo: tem alguma sugestão de ações importantes? Soube de alguma campanha elaborada coletivamente que está dando certo? Tem alguma sugestão para esta nova plataforma? Escreva-nos em labcidadefau@gmail.com.