O LabCidade – Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade – é um laboratório de pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, atualmente coordenado pelos pesquisadores Raquel Rolnik, Paula Freire Santoro, Isadora Guerreiro e Aluízio Marino. O laboratório tem como foco de atuação o acompanhamento crítico das políticas urbanas e habitacionais, particularmente em São Paulo e em outras regiões metropolitanas brasileiras, assim como a intervenção direta no debate público a respeito das mesmas e ações desenvolvidas em rede com parceiros, tanto com grupos de pesquisa de outras universidades do país, como com ONGs, coletivos, escritórios modelo e de assistência técnica, entre outros.
Atualmente, a equipe conta com cerca de 20 pesquisadores das áreas de arquitetura e urbanismo, direito, geografia, ciências sociais, comunicações, de graduação, pós-graduação e pós-doutorado. Além da pesquisa e produção acadêmica —que inclui publicação de artigos científicos, publicações com resultados consolidados de pesquisa e participação em eventos —, a equipe trabalha permanentemente com difusão do conteúdo desenvolvido nos projetos de pesquisa e extensão em andamento, com produção de posts para blogs e redes sociais, vídeos, podcasts, participação e promoção de eventos públicos e entrevistas para a imprensa. Também são desenvolvidas ações objeto de reflexão —como oficinas, seminários, cursos e elaboração de projetos— em rede com parceiros nos territórios.
História
O LabCidade nasceu em 2009 da união entre o Núcleo de Estudos da Paisagem, coordenado pelo professor Euler Sandeville desde 2005, e o Núcleo Espaço Público e Direito à Cidade, criado pela professora Raquel Rolnik. O novo núcleo foi criado na época em que Raquel Rolnik era relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia, com o objetivo de apoiar as ações de pesquisa e difusão do trabalho nas Nações Unidas. Foi criada, na época, a Plataforma do Direito à Moradia, alimentada pelo grupo de pesquisa.
Paralelamente à relatoria, que se estendeu até julho de 2014, o núcleo começou a desenvolver pesquisas relacionadas ao direito à moradia no Brasil. Em 2014, o LabCidade ampliou as atividades assumindo dois projetos como eixos: o Observatório das Remoções, iniciado em 2013 sob coordenação de diversas instituições; e o observaSP, coordenado pelas professoras Paula Freire Santoro e Raquel Rolnik. Atualmente, os dois eixos têm atuação conjunta.
Os comentários estão desabilitados.